quinta-feira, 13 de junho de 2013

Manual: Como usar um médico? - Direito de Resposta do Paciente.


Acho que uma das coisas que eu mais acho incrível nessa vida é a evolução da medicina e dou muito valor a todos os profissionais de saúde que ralam muito para sobreviver, muitas vezes sem serem recompensados por isso.

Li o artigo abaixo publicado no Meu Prontuario.net e me senti em uma D.R. (Discussão de Relacionamento ) muito positiva.

Sabe aquelas discussões produtivas , onde duas pessoas expõem suas questões e tentam equalizar para se entender, acho que isso pode funcionar. Então aqui, como não sou profissional da saúde, como vários conhecidos médicos que admiro bastante, farei o meu papel mesmo, de paciente!


COISAS QUE O MÉDICO TAMBÉM PRECISA SABER:

1- Médico dorme (IMPORTANTÍSSIMO) . Pode parecer mentira. Não o acorde sem necessidade! Esqueça que ele tem telefone em casa, ligue para o consultório.

R.: Doutores, nos desculpem por algumas indelicadezas, por vezes não sabemos exatamente o que está acontecendo conosco ou com algum ente querido sob nossa responsabilidade. Não entendemos nada de medicina e quando o google não nos ajuda na madrugada precisamos recorrer a alguém de nossa confiança. Nem sempre, aliás, pode parecer incrível, mas a maioria das vezes não sabemos bem diferenciar uma bobeira de algo vital.

2- Médico come. Inacreditável, não? Mas é verdade!

R.: Que legal, paciente também, inclusive aqueles que chegaram a seu consultório as 9:00, e as 14:00 ainda estão esperando a consulta. Sabemos que vocês precisam tanto quanto nós se alimentar, e imagine só, se fomos ao seu consultório, provavelmente tem algo nos aflingindo ou estamos já enfermos, é difícil não saber e também não poder decidir que horas será possível se alimentar. Neste ponto, posso dizer que nós entendemos bem o que vocês passam. Vocês precisam se cuidar e conseguir uma organização melhor na agenda para não deixar de se alimentar direitinho hein! Estamos de olho.



3- Médico pode ter família. Essa é a mais incrível de todas: mesmo sendo médico, a pessoa precisa descansar no final de semana e precisa de um tempo com a família e amigos. Pergunta: Nas situações acima o médico atende? Resposta: Sim. Pode atender, desde que seja pago por isso. Desnecessário dizer que, nesses casos, o atendimento tem custo adicional. Por favor, não pechinche. Ah, e cara feia na hora de assinar o cheque não diminui o que você tem que pagar. Poupe a sua cara feia para o cheque da boutique ou do cabeleireiro - muitas vezes maiores que o cheque para o médico. Se queria consulta mais barata, poderia ter procurado outro médico. O combinado não é caro. Ou não é verdade que saúde não tem preço?

R.: Nós não gostamos de ficar doentes, e vocês não tem culpa disso. Antigamente se pagava para o médico nos manter saudáveis e quando ficávamos doentes, o médico parava de receber .. Eu acho muito justo, mas já que não é assim, tente compreender que estas despesas são em momentos difíceis e normalmente totalmente inesperados. Nós nos frustramos de ter tido essas surpresas e gastos inesperados. É normal ficar feliz pagando por coisas legais, é normal ficar chateado quando a gente não gostaria de estar gastando aquela fortuna. Não é nada pessoal Doutor, é que a gente sempre se vê em situações difíceis. Acho que a gente precisa marcar um suco e aí eu pagarei a conta com sorriso no rosto, você verá. E tem mais, nem todos os médicos são iguais, as vezes a gente precisa de atenção e de cuidados que vão além do remédio receitado, quando você não tem nada disso, é atendido com frieza e o cheque ainda é altíssimo, vamos combinar, é difícil fazer cara bonita né? Como disse, nem todos os médicos são iguais!

4- Médico precisa de dinheiro. Por essa você não esperava, né? É surpreendente, mas médico também paga tudo aquilo que você reclama que anda subindo: impostos, alimentação, combustível, vestuário, etc. E uma coisa bizarra: os livros, o escritório e as coisas que ele tem não chegam até ele gratuitamente. Impressionante, não? Entendeu agora o motivo de ele cobrar uma consulta? É que medicina pode até ser sacerdócio (como alguns dizem), mas ao contrário dos padres não há paróquias sustentando os médicos e eles não fazem voto de pobreza e nem de castidade - sacou?

R.: Isso a gente entende Doutor. Mas a gente precisa que você entenda que nós pacientes não temos culpa do ridículo dinheiro que vcs recebem dos planos de saúde, nós não temos culpa se o SUS é uma piada e não paga devidamente pelo serviço que você precisa me oferecer. Nossa população paga arduamente por saúde, em impostos e planos de saúde e em particulares, e esse dinheiro "some" no meio do caminho. Não é sua culpa, não é nossa culpa. Esta é uma situação que precisa ser mudada e acho que deveríamos nos juntar para lutar por isso juntos.

5- Ler, estudar é trabalho. E trabalho sério. Pode parar de rir. Não é piada.

R.: Eu ri um pouquinho, não por achar piada, mas por ter achado engraçado seu modo de falar. Eu pessoalmente tenho uma grande compreenssão de estudo e leitura e dou muito valor a isso, mas a maioria dos seus pacientes doutor, pode ter uma renda baixa, pode ter algum tipo de dificuldade em entender o quão importante e valioso são a leitura e o constante estudo e melhora na profissão e desenvolvimento pessoal. Não nos recrimine, seja você doutor paciente conosco. Se você sabe o valor e alguns de seus pacientes tb sabem , siga em frente e faça o que tem que ser feito, e tente ser compreenssivo com aqueles que não tem o privilégio de saber isso também.

6- Não é possível fazer consultas pelo telefone, apenas dar orientações. Médicos não gostam de tirar conclusões ao telefone para depois não serem acusados de que "erraram o diagnóstico". Você preza a sua própria reputação profissional, não?

R.: Ah , eu prezo muito, com certeza. A gente sempre acha que vocês sabem TUDO, em qualquer caso, até a distância. Td bem doutor, a gente precisa evitar insistir nisso. Mas não deixe o google nos direcionar demais tá, quando for assim, mesmo pelo telefone, nos dê uma direção ao menos. Obrigada!

7- De uma vez por todas, para reforçar: médico não é vidente. Ele precisa examinar o paciente e muitas vezes precisa reexaminá-lo! Se quiser milagre, tente uma macumba!

R.: Neste caso , minha macumba é o google. Mas doutor é justamente aí que eu concordo contigo. Ora, se médico não é vidente eu gostaria que ele me ouvisse com mais paciencia, e mais cuidado, eu tenho muito a dizer. Gostaria que ele olhasse os detalhes que aponto em meu corpo , assim de perto e não de longe, numa piscada de olho. eu acho mesmo que vocês não são videntes e porisso, quando vou ao consultório, espero que o médico me pergunte bastante coisas , me ouça bastante, verifique no meu corpo se tenho outros sintomas, ao menos "encoste" na pele e no olhar , para que eu perceba que ele se importa e está dedicado a me ajudar naquele momento

8- Em reuniões de amigos ou festas de família, médico deixa de ser médico (Essa é MUITO IMPORTANTE TBM). Não comece conversas sobre suas dores, novos sintomas ou tratamentos em andamento. Para isso ele precisa refletir, se concentrar, ou seja, precisa trabalhar.

R.: Culpa admitida Doutor! Eu confesso! Vamos tentar melhorar.


9- Doenças não são iguais. E isso tem que ser pensado e, por sua vez, cobrado.

R.: Doutor, seja coerente, e tenha bom senso nesta cobrança, é só isso que estamos lhe pedindo. Tente evitar cobrar, cobrar, cobrar .. vamos pensar mais em solucionar. Nos conquiste, conquiste nossa confiança, nos envolva e mesmo que você cobre e demore ou não acerte de primeira, nós seremos fiéis, falaremos bem de você e o indicaremos aos nossos amigos. Olha que legal!

10 - Quando você chamar um médico para atender em casa, pense no tempo que ele irá gastar na ida e na volta, e some ao tempo que ele ficará em sua casa lhe atendendo, e então talvez você possa entender que esse tipo de atendimento (onde ele se desloca e você não) deverá ser mesmo mais caro - talvez o dobro - do que uma consulta em consultório.

R.: Sim Doutor claro, e do lado inverso, peço que você pense em todos os pacientes que perderam o dia de trabalho, pegaram 1, 2 , 3 conduções para chegar até o seu consultório, com a hora certinha marcada , e precisam esperar 2 ou 3 horas pra ser atendido. Tente se organizar doutor, porque assim como seu tempo é caro, o nosso também custa. Vamos lá, eu penso em você e você pensa em mim, pode ser assim? Justo?

Diante desses tópicos inconcebíveis a uma boa parte da população, algumas dicas para tornar a vida do médico mais suportável:


a) O uso do celular: celular é ferramenta de trabalho. Por favor, ligue apenas quando necessário. Fora do horário de expediente, o médico pode estar fazendo alguma daquelas coisas que você pensou que ele não fazia, como dormir ou namorar, por exemplo.

R.: A gente pode então mandar um torpedo ou um whatsapp e vc promete responder assim que for possível? Mensagem no facebook pode?

b) Antes da consulta: por favor, marque hora. E, se você chegar de surpresa, não espere que o médico vá te colocar no horário de quem já marcou. Consultório não é lugar de urgências, hospital sim. Na próxima vez, ligue antes!

R.: Se eu marcar hora, por favor doutor, se esforce em cumprí-la.

c) Repetir a mesma pergunta inúmeras vezes não vai mudar a resposta. Trata-se de uma consulta, não de uma investigaçã o policial.

R.: Td bem, mas seja mais compreenssivo conosco, a gente entende que você atende milhares de investigadores policiais, rs, mas nós temos dúvidas e muita insegurança, se a gente repete tá buscando algo nas suas palavras, no seu olhor, na sua postura que nos tranquilize e nos acalme. Tente nos ajudar a encontrar em vocês esta segurança. Seremos fiéis, pode ter certeza.

d) Quando se diz que o horário de atendimento é até meio-dia, não significa que você pode chegar às11h55min. Se chegar, volte depois do almoço. O mesmo vale na hora do fim do expediente.

R.: Tá doutor, tá bom.

e) Emergência? Claro que o médico atende, mas se estiver fora do horário normal, o preço deste atendimento também não será o normal. Ou você é contra horas-extras e acréscimo por horário noturno quando é você o trabalhador?

R.: Doutor, a gente te valoriza, quem não te valoriza são os políticos que só valorizam o próprio bolso e não te pagam o que é justo. Lembre-se , esses mesmos políticos fazem o mesmo comigo. Estamos no mesmo barco e não venha me pedir pra pagar 1000 reais feliz da vida. Seu eu fosse trocar a sua fechadura as 2 da manha e cobrasse 400 você ia ficar bem irritado não ia? Faz parte doutor, faz parte. 

f) Na hora da consulta: Por favor, deixe os amigos do cunhado e seus vizinhos com os respectivos filhos nas casas deles. (essa tbm é importante hein).

R.: Não acompanhei essa hein. Mas tá.

g) Infelizmente, a cada consulta, o médico poderá examinar apenas um paciente Lamentamos informar, mas seu parente também terá que passar por uma consulta e ele também terá que pagar. Ou quando um namorado compra dois cachorros-quentes para ele e a namorada, ambos pagam um só?

R.: ahahaha. Tá bom, é que esse mês o dinheiro tava tão curto que a gente tá dividindo o cachorro quente doutor.

h) O médico não deixará de lhe cobrar só porque você já gastou demais no tratamento. Ele não tem culpa se os exames são caros, se o hospital é caro e se o reembolso do convenio é pouco.

R.: Tá bom, mas então vamos ter mais atenção e resolver logo o que é que eu tenho. Pense no meu lado doutor. Se você disser que se preocupar mais comigo e com meu bolso também, eu já me sinto melhor. Mostre compreenssão e nos explique o que está acontecendo, nos indique as saídas mais rápidas e mais em conta financeiramente, sempre que isso for possível.

A pergunta que não quer calar: Se saúde não tem preço ... por que a maioria das pessoas acha que a mensalidade do seu plano de saúde é cara ?

R.: É cara sim, pq eu pago em dobro, pago imposto pro governo me garantir saúde e ainda pago pro plano. O Problema e que todo esse dinheiro Doutor, não chega no seu bolso, e isso não é culpa minha. Não é sua, mas também não é minha.


A última pergunta: Será que você vai continuar tendo o mesmo comportamento para com os médicos e pensando o mesmo dos honorários deles e do custo da medicina em geral depois que a vida lhe fizer pagar seis anos de faculdade de medicina para um filho seu e assisti-lo todo esse tempo tendo aulas em horário integral e às vezes até nas manhãs de sábado, ao lado de incontáveis plantões em maternidades, pronto-socorros, CTIs e ambulâncias como acadêmico sem nada receber além de experiência e ceifando diversos dos seus carnavais, feriados de Páscoa, noites de Natal e de Reveillon na melhor idade da vida, enquanto observa os colegas dele cursando faculdades de outras profissões em meio-período, estagiando de forma remunerada, jamais fazendo serão e se bronzeando na praia todos os fins-de-semana e feriados?

R.: Queremos mais atenção, mais cuidado e mais compreenssão doutor. Valorizo seu esforço e compreendo, pq tb tive que ralar na faculdade, não era meio período, eu trabalha, fazia inglês e natação ao mesmo tempo, já precisei durmir menos de 4 horas por noite durante muitos anos de estudo. Sei o quanto um médico rala pra estudar, mais até do que eu ralei talvez, mas não me bronzeei, perdi inúmeros feriados, carnavais, encontros com amigos , para me dedicar a profissão. Você lida com a vida e a saúde doutor, eu lido com computadores e processos e permito que você tenha seu tablet, seu smartphone, seus filhos joguem video game, o gari proporciona a limpeza das ruas pelas quais andamos, e por aí vai ... todos temos nosso valor.
Gostaria que você soubesse doutor que eu te valorizo muito mesmo e agradeço aqui publicamente tudo que você sempre fez por mim. Muito Obrigada.



E aí Doutor, vamos melhorar nossa relação?? :)

Um grande abraço, otimista por melhores momentos, da paciente Tatiane Silva, mais uma Silva desse Brasil.





Nenhum comentário:

Postar um comentário