sábado, 15 de junho de 2013

Alguma atitude é melhor que nenhuma atitude. E eu sou brasileira sim, e daí?

Eu já tinha perdido as esperanças com relação aos jovens. Sendo honesta.
Cheguei a pensar que jamais veria uma movimentação. Mesmo assim, torcia para estar errada.

Eu não sou exemplo de nada nessa vida, sou apenas um ser humano imperfeito, tentando melhorar a cada dia, cheia de ideias e de conflitos próprios. Algumas vezes hipócrita, algumas vezes medrosa ... algumas vezes sei o que devia estar fazendo e assumo que sou preguiçosa.

Evito julgar as pessoas, pois sei olhar pro meu próprio umbigo e perceber que tenho limitações assim como todos ao meu redor.

E o assunto são as manifestações. É gente, já deu pra perceber que não são os tais centavos né?

Em primeiro lugar eu apoio sim. Dá medo? Dá ...claro que dá. Eu estava no centro do RJ na última quinta 13/06/2013. Tive medo, meu carro ( sim, eu tenho carro ... hipocrisia ter um carro? eu falo disso daqui a pouco. )estava parado na uruguaiana e eu ralei muito, e ainda ralo, para continuar pagando. Medo de que quando eu chegasse lá, ele estivesse meio destruído.

Tive medo de uma bala de borracha me acertar ou eu ser levada presa por passar no meio do pessoal ao tentar chegar no carro.

Isso não me impede de achar a causa justa. Acabou gente, acabou o tempo. A pior configuração possível neste instante é exatamente a que temos agora. Essa vidinha de ralação, ilusória, egoísta, influenciada, manipulada que estamos TODOS, vivendo. Essa vidinha mais ou menos de merda.

E os trabalhadores que foram impedidos de se locomover com segurança? E as pessoas que tiveram dificuldades em voltar pra casa? E o tal "patrimônio público"? FODA-SE . FODA-SE eu , vocês, o patrimônio público, o privado, foda-se o meu carro. A maioria ali não foi lá para fazer baderna, a maioria foi lá para fazer ALGUMA COISA, simplesmente porque do jeito que tá não dá pra ficar. Alguns tinham sangue nos olhos, grupo menor, que foi lá pro quebra-quebra e quanto a isso, sempre vão existir minorias. Não dá pra julgar gente, parem com esta hipocrisia de julgar os outros.

Ainda assim, eu, a egoísta, apoio. Ainda assim, eu, que estudo quase sem parar, que trabalho o tempo todo pra conseguir um cascalho e pra levantar minha empresa e fazê-la voar, ainda assim, eu apoio, eu torço, eu estou vibrando com todas as discussões sendo geradas. Eu estou fervilhando por ver algo sendo feito.

Ok, vejo muita gente dizendo que não era pra ser assim, que o jeito certo era o assado, que deveríamos era tomar outras atitudes ao invés de ir pra rua. Cara, na boa, ninguém conseguiu fazer nada até agora, então vamos calar a boca e parar de julgar e ter o mínimo de humildade em reconhecer que em muito tempo estávamos dormindo o sono da ilusão, de achar que nossos jeitos eram os certos. Agora tem gente tomando atitude, se unindo, colocando a cara a tapa, o grito a mostra, fazendo ALGUMA COISA.

Ah não né? Tem que ficar a pé ... e ralar igual um corno pra protestar parando de abastecer o carro? Tem que ficar meses tentando juntar gente que tope ficar usando o metrô pior mil vezes que uma lata de sardinha, sendo machucado, sendo pisoteado ... é assim que, se fudendo, a gente vai protestar?

Além do que eu já passo, e olha que a minha condição é até razoavelmente confortável, a gente ainda precisa escolher formas bem sofridas de protestar? Se você pode levar o filho ao hospital de taxi, beleza, tem gente que tem carro e lutou para ter, que não teria o dinheiro pro taxi, mas tem uns 5 reais pro gás... Enfim...

Ainda tem mais, eu continuo assumindo que eu tenho minhas dubiedades, meus conflitos, minhas incoerências e continuo sendo brasileira e amando meu país. Isso não evita que eu o xingue, país de merda, povo de merda. A diferença é que eu tenho bastante consciência para saber que muitas vezes eu tô lá no meio do povo que eu xingo, quando mesmo que inocentemente e para ter um pouco de diversão, pulo carnaval ... assisto futebol, torço pelo flamengo, tenho esperança nos jovens, vejo novela na globo ... tomo um suco com os amigos.

Eu sou dessas, que, sairia do Brasil um montão de vezes e sempre retornaria, e sempre vai respirar fundo ao voltar, por que aqui é a minha casa, meu lar. Concordo em quebrar o pau aqui dentro, discutir, brigar, xingar, lutar, mudar, fazer TUDO que for necessário. Mas não admito ninguém de fora do meu país vir bancar o "mais-mais" , o maioral, o sabe-tudo em cima do meu país não ... VÃO A MERDA.

E quem quer pegar o avião pra fora sem volta. VÁ COM DEUS por que a gente não precisa de você por aqui, pode ter certeza. E mais que isso, sempre que voltar, serás recebido de braços abertos, com todo o calor e hospitalidade que são só nossas!

Tem que lutar, tem que reagir, a corja, a esses políticos que colocaram tudo de cabeça pra baixo (e nós deixamos). A obra do maracanã foi 1 bilhão? E quanto você acha que foi pro bolso dos corruptos? Ninguém percebe que dava pra ter os melhores hospitais, as melhoras rodovias, o melhor transporte público + copa + olimpíadas + o kct ... com o que a gente paga de impostos?

Eu admito que posso estar errada e certamente, se essa conta não fechasse, a prioridade seria saúde, educação, qualidade de vida com certeza. Ninguém precisa concordar comigo e o mais valioso de tudo isso aqui, independente de você concordar ou não comigo, é estarmos tendo este tipo de discussão. A gente pode não saber qual é o certo, mas já deu pra perceber que tá tudo errado do jeito que tá.
A gente pode não saber como mudar, mas a gente escolheu um jeito, e estamos tentando. Não ficar parado, ter uma atitude.

E eu, a egoísta, a hipócrita ... vou amanhã conhecer o maracanã. Xiiii, pois é. Vou, comprei ingresso e se o mundo me perguntar vou dizer de cabeça erguida e presunçosa:
Sou Brasileira sim, e daí? O que você tem com isso? 

Sempre fui apaixonada por futebol, sempre fui ao maracanã e amanhã em meio a tudo que está acontecendo, me darei o direito de ficar feliz em revê-lo. 1 bilhão depois? 500 doentes que morreram nos hospitais depois, 3 anos depois, metrôs abarrotados depois.

E ainda tem gente acreditando que se esse 1 bilhão (na minha cabeça 200 milhões em obra, 800 milhões nos bolsos de corruptos) não tivesse sido gasto na reforma do estádio, estaria agora nos hospitais públicos. NÃO, com a corja que temos hoje gerenciando nosso país, isso seria impossível, vamos ser realistas.

Eu vou, vou me emocionar, vou ser brasileira, vou apoiar os manifestantes e tentar vencer meu medo e ainda participar mais ativamente de uma manifestação, eu vou me revoltar com tudo que tá acontecendo, eu vou sugerir bizarrices como solução, eu vou mandar os estrangeiros nos respeitarem e vou tratá-los com a nossa hospitalidade de sempre, eu vou tomar suco com os amigos, eu vou torcer pro meu time, eu vou xingar o Felipão se a gente perder o jogo contra o Japão, eu vou ter atitude, vou viajar o mundo, vou ensinar meus filhos a respeitarem o próximo e a serem felizes, com atitude, com amor e respeito pela vida, pelo planeta.

Eu vou continuar sendo dúbia, confusa, corajosa, medrosa, ativista de sofá, ativista de bate-boca, ativista de rua, talvez.

Eu vou torcer pelo Brasil e continuar simplesmente ADORANDO a possibilidade que vejo a frente de mudarmos alguma coisa. A gente tem que tentar. A gente tem que mudar esse país.

Eu vou sim, torcer pelo Brasil.

Tatiane Silva. Mais uma Silva desse país.



Nenhum comentário:

Postar um comentário